Rádio em Salvador

Em Salvador quase não se faz pesquisa sobre o rádio. Segundo justificam muitos estudiosos e acadêmicos, essa falta de investigação se deve “à baixa qualidade da programação”. Particularmente, acho que esse argumento é questionável. Primeiro: temos, sim, programação de qualidade em Salvador. Segundo: em grande medida, a qualidade pode ser relativizada, varia do ponto de vista de quem analisa o produto comunicacional. Terceiro: mesmo que na capital baiana não houvesse rádio de qualidade, será que isso a desqualificaria como potencial campo para estudos em rádio e radiojornalismo? Para mim esta relação não está assim tão clara…
Mas vamos ao que nos interessa nesse momento: mesmo que sejam poucas as iniciativas de estudo de rádio em Salvador, elas existem. Exemplos são encontrados em alguns eventos acadêmicos que a cidade sedia. Em junho deste ano a UFBA sediou o VII Cinform – Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação. Nele, dois artigos tratam do rádio soteropolitano e sua relação com a rede mundial de computadores. Abaixo, as referências e informações dos trabalhos. Vale uma olhadinha!

Título: A virtualização da informação nas emissoras de rádio de Salvador
Autor: Stella Dourado
Co-Autores: Susane Barros e Othon Jambeiro

Título: O digital e o virtual nas emissoras de rádio de Salvador
Autor: Eduardo Rosa
Co-Autores: Susane Barros e Othon Jambeiro

São estudos simples mas que, acredito, possam contribuir muito para a compreensão de um campo até então deixado de lado por muitos estudiosos de comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s