Radionovelas

O rádio exerce um papel muito importante na sociedade brasileira, inserindo-se no cotidiano dos cidadãos, mesmo sem que percebam isso. Historicamente, distintos formatos foram adotados neste veículo, objetivando atingir a públicos variados. Adolf Hitler, na Alemanha Nazista, reconheceu e lançou mão da força do rádio.
Na era de ouro do rádio, as radionovelas foram fundamentais para que a história do rádio brasileiro se configurasse. Elas estimularam a imaginação dos ouvintes (fundamentalmente mulheres, as senhoras e senhoritas que acompanhavam o enredo) e projetaram uma série de radio-atores que, posteriormente, migraram para a televisão. A primeira delas foi “Em Busca da Felicidade“, transmitida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro em 1942. Entretanto, essa não foi a principal delas. A então capital federal parou para ouvir “Direito de Nascer“, considerada a radionovela de maior sucesso da história do rádio brasileiro.
Atualmente, algumas iniciativas revivem a radionovela. Um exemplo é “História do Dito Gaioleiro“, da Rádio Nacional da Amazônia. Além disso, hoje a radionovela é temas de alguns trabalhos acadêmicos de caráter mais historicista ou ainda de análise, como estudos de recepção.

40 Respostas para “Radionovelas

  1. Gostaria de saber se há a possibilidade de adquirir algumas daquelas radionovelas antigas,da Radio Nacional, tais como: Pedrinho Engraxate,Dito Gaioleiro e outras.

    • Paulo…

      Náo sei se há essa possibilidade, mas sei que existe um bom acervo na própria rádio. Vale a pena entrar em contato com eles.

      Abs e bom final de ano

  2. Ronaldo de Andrade

    Necessito de informações sobre o radio novelista e dramaturgo EURICO SILVA.
    No mínimo as datas de seu nascimento e de sua morte.
    Muito agradecido
    Ronaldo

  3. Wagner Antonio Lopes

    Olá
    Quando criança, ouvia e assistia meus pais ouvirem a rádionovela chamada “Três Homens sem Medo”. Os Senhores teriam alguma notícia ou informação sobre esse trabalho?

    • Eu tbem procuro saber sobre esta novela há muito tempo. Os três homens sem medo, ate agora ninguem soube me dizer alguma coisa. Ela ficou marcada na minha vida de criança.

    • Descobriu alguma coisa sobre esta novela? ” tres homens sem medo”? Sera que não foi queimada naquele incendio da tv Tupi? Era sobre a luta de tres homens que lutavam contra a implatação do comunismo em Cuba..

  4. gostaria de ouvir as historias de pedrinho engraxate

  5. Olá, parabéns pelo blog, é muito bom mesmo. No entanto, eu gostaria de mais informações sobre uma antiga radionovela chamada “Samir, o Guerreiro”. Ela foi ao ar entre 1973 e 1974. Caso quaisquer informações sobre ela puderem ser enviadas ao meu e-mail, eu agradeceria muito. De novo, parabéns pelo blog.

  6. GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL CONSEGUIR ALGUMAS DAQUELAS HISTORINHAS DA RADIONOVELA, COMO DITO GAIOLEIRO, HEIDY ENTRE OUTRAS, TENHO 44 ANOS E SOU LOUCAS POR ESSAS HISTORIAS, POIS MARCARAM MUITO O MEU PASSADO, ME AJUDE

  7. oi gostaria muito de conseguir a historia da novela samir o guerreiro . ela passava na roidio clube de pernanbuco em 1974 ou 1975 se poder me ajudar acradeço .

  8. As radionovelas povoaram meus sonhos de adolescente. Eu mesmo cheguei
    a escrever algumas delas e apresentar na radio de minha cidade, onde traba-
    lhava como locutor. Tinha um grupo de jovens sonhadores interpretando dife-
    rentes personagens. Bons tempos. Gostaria de saber alguma coisa de Domi-
    cio Costa, Darci Pedrosa, Dulce Martins, Isis de Oliveira. Grandes nomes da
    Radio Nacional.

  9. Então não se o nome da novela era esse mas ”e o que lembro e goataria de saber
    Biluca meu xodó
    Alguem lembra?

    • Biluca meu xodó foi transmitida pela Rádio São Paulo nos anos 70. Ainda guardo na memória o número de telefone da Rádio 35-55-85.

  10. eu tambem tenho na minha memoria o biluca meu xodo??Alguem sabe que ano que foi??Tenho boas memorias da minha mae e eu escutando no radio essa novela todos os dias…

    • Biluca meu xodó foi transmitida pela Rádio São Paulo nos anos 70. Ainda guardo na memória o número de telefone da Rádio 35-55-85.

  11. Mauricio de Oliveira Rodrigues

    Estou montando uma rádio web em Três Corações . Estamos preparando uma programação diversificada onde pretendemos incluir em nossa programação alguns horários de rádio teatro. Como conseguir o material para essa finalidade.? Obs: Temos preferência aos trabalhos antigos porque assim mostraremos como foi o inicio da era do rádio brasileiro.

  12. Em relação a novela Samir o Guerreiro, será que não foi salvo nada deste grande épico, seria muito bom ouvir novamente este trabalho, com os grandes radioatores da época.

  13. Qualquer noticia sobre a novela Samir o guerreiro, gostaria de receber informações.

  14. luiz gonzaga martins

    gostaria de saber como posso ter acesso, ou melhor, ouvir novamente a novela Tres Homens sem Medo, onde tres irmãos lutaram contra o comunismo.

  15. Eu tenho as novelas História do Dito Gaioleiro, Para Sempre Nunca Mais, Pedaço de Mim e outras da Nacional da Amazônia.
    Também tenho um grande acervo de rádioteatro da época da Nacional do Rio. Só do Teatro de Mistério, são mais de cem títulos. Entre Paixão de Cristo, Teatro de Mistério e outros, acho que chegam a uns 300 títulos.

  16. adalberto, você tem “samir o guerreiro” e ” a ponte dos suspiros” ?

  17. Rosane, bom dia! Só tenho os títulos que citei acima,

  18. acho que a novela “Samir o Guerreiro” e tantas outras produzidas no Estado de São Paulo, se perderam é uma pena mesmo.

  19. Oi gostaria de saber como baixar Pedrinho Engraxate e Heidi.
    Se alguem sou bem me avise.
    Obrigado!

  20. O Pedrinho do qual se referem é o Pedrinho do Assobio?

  21. BILUCA MEU XODO FOI NOS ANOS 60. SÓ SE HOUVE REPRISE DEPOIS. EXCELENTE…OUVIA COM MEUS IRMAOS. E.
    .

  22. A Rádio Nacional da Amazônia, O.C., está exibindo uma radionovela todas as segundas – feiras, dentro do programa Nacional Jovem.
    Ela vai ao ar em pequenos episódios, a partir das 14 horas.
    Já foram ao ar dois episódios. A emissora pode ser sintonizada pela internet, através do site ebc.com.br, ou no rádio, em ondas de 25 ou 49 metros.

  23. Sergio Carlos Rio Lima

    Também gostaria de ser algo sobre a radionovela “Os tres homens sem medo”. Me faz lembrar minha infância… Recordo do velho rádio à valvula… demorava só um pouquinho pra esquentar…lembro minha mãe que era muito religiosa ouvindo essa novela ..dos nomes “Gabriel Rasco”.. era um pavor de bandido …acho que comunista revolucionário.
    Também “Os dez mandamentos da lei de Deus (O Romance da Eternidade”);;;;

  24. Acompanhei está novela pelo rádio algum anos atrás gostaria de saber se tem o livro?

  25. tem uma novela que nunca esqueci,o egipcio de ivanir ribeiro,alguem lembra dessa maravilhoa radio novela

  26. Pessoal, a radionovela A História do Dito Gaioleiro está sendo reexibida na Rádio Nacional da Amazônia. Começou no dia quatro de outubro. Dentro do programa Natureza Viva, que é exibido todo domingo, às oito da manhã. Você pode baixar o aplicativo da EBC e ouvir pelo celular. Ou ouvir no site da EBC

  27. Que deliciosa recordação da radionovela…qdo criança, década de 60, ouvia as da Rádio São Paulo…vozes maravilhosas …Biluca meu xodó, Uma ponte para o céu, Os olhos da boneca… Lembro da apresentadora dizer nomes como Dulce Santucci e Arlete Montenegro… A voz da vilã era intensa!!! …A Internet tem tudo, menos trechos destas preciosidades, que pena!!! Parabéns e grata por possibilitar estas emoções!!!

  28. Acho que era Os andaimes sobem para o céu e não uma ponte para o céu…

  29. Olá gostaria de saber se alguém conhece a novela Rosana da Rádio Nacional da Amazônia. Passou em 1998. Eu adorava. Queria ouvir de novo.

    • Olá, Rose! Tudo bem?
      Essa foi uma das melhores rádionovelas exibidas na Rádio Nacional da Amazônia. Artemisa Azevedo estava muito inspirada quando a escreveu.
      Márcia Ferreira deu um show interpretando a personagem título.
      Se eu não me egano, essa excelente trama teve duas exibições. Pelo menos, eu a ouvir duas vezes. A prineira vez que ela foi ao ar foi mesmo
      em 1988.
      Rose, eu já cheguei a conversar com a autora da novela, sobre a possível
      reapresentação da mesma,. Daí, a resposta que eu obtive, é que houve problemas com a fita e que não seria possível a reprise. E que ela pensava em, um dia, poder fazer uma regravação. Mas eu, pessoalmente, acho que é uma possibilidade remota. Artemisa Azevedo ainda trabalha na Nacional da Amazônia. O endereço eletrônico do programa que ela apresenta, é esse: falandofrancamente@ebc.com.br, ok?
      Qualquer coisa, tenta obter alguma informação através desse e-mail.
      .

Deixe um comentário

