Dez formas de ouvir rádio pela internet

Por Camila Rodrigues, da PC WORLD

29/06/2007

Notícias e músicas estão disponíveis em grande quantidade na web e em vários idioma. Confira alguns serviços

Notícias e músicas estão disponíveis em grande quantidade na web e em vários idiomas. Confira alguns serviços

Em vez de armazenar MP3 no seu computador, você pode utilizar serviços de online disponíveis.

A maioria das s AM e FM já tem equivalentes na web, porém há muitas s que trafegam exclusivamente pela rede virtual, via streaming, ou seja, ou por transmissão ao vivo ou pela execução de arquivos de áudio hospedados em servidores web.

Portais como o UOL, por exemplo, disponibilizam serviços de rádio online. A vantagem (para os usuários, pelo menos) de algumas rádios que são exclusivamente web é que não há interrupções de intervalo nem interferência de um locutor. Mas nem sempre é possível personalizar o que vai ser tocado. A maioria das rádios gratuitas oferece categorias por ritmo, e não por intérprete.

A maior parte das rádios online exige algum tipo de software instalado. Se você tiver o RealPlayer e o Windows Media Player instalados no seu computador, poderá ouvir qualquer delas.

Aliás, há uma opção, o “Sintonizador de rádio ”, no tocador da Microsoft pouco utilizada. O iTunes, da Apple também oferece recurso equivalente — e não é preciso pagar nada para usar nenhum dos dois.

Confira algumas das opções disponíveis na internet para ouvir no PC:

  • Agência Radioweb: produz boletins de rádio e hospeda as matérias no seu site. Os boletins já vêm editados e têm, em média, 1min30s de duração. Outras rádios podem se cadastrar e utilizar o conteúdo oferecido gratuitamente. A cobertura é atualizada diariamente, e abrange editorias de Política, Economia, Meio Ambiente, Cidadania, Rural, Saúde, entre outras.
  • Central de RadioJornalismo (CRJ): agência de notícias especializada na produção de conteúdo jornalístico em espanhol e inglês a ser veiculado na grade de programação de emissoras de rádios e portais de notícias. Até a presente data são 1.315 emissoras de que veiculam a programação. Para cadastrar a sua rádio tradicional, basta informar o CNPJ e freqüência, e já terá acesso gratuito ao conteúdo da agência.
  • BBC: uma das maiores redes de comunicação do mundo oferece notícias em 33 idiomas diferentes, que podem ser usados, por exemplo, para estudar outras línguas. Não precisa fazer cadastro ou ser assinante, basta clicar nos links disponíveis para acompanhar as notícias, em tempo real, de locais como Rússia, Pérsia, Arábia Saudita, China, etc. Ah! Você também pode escutar notícias do Brasil, em português.
  • GloboRadio: O portal Globo Radio oferece 47 rádios online, de facílimo acesso. Um menu lateral à esquerda lista os links para rádios noticiosas, como Globo e CBN, e rádios musicais, como a Multishow, além das temáticas Só Brasil, Rock Heroes, Trio Elétrico e o Som do Galerão (que transmite hits do funk carioca).
  • Lauchcast: O melhor serviço que encontramos, apesar de não funcionar em Firefox. O acesso é gratuito, basta ter uma conta no Yahoo. A interface para escolha dos seus cantores favoritos, separados por gêneros, permite uma configuração muito rápida. Quando estiver escutando, entretanto, as músicas que se enquadram na sua escolha são intercaladas por músicas “Indicadas pelo Yahoo”. É possível ainda comprar o disco que contenha a música que está ouvindo.
  • Kboing: oferece diversos serviços, como links para rádios streaming de países do mundo inteiro, além de acesso a gravações de programas humorísticos radiofônicos, como Café-com-Bobagem e Homem-Cueca. Veja algumas das s estrangeiras que escutamos:
  • :: Austrália(www.2ky.com.au)
    Estação de radiojornalismo da Austrália. A programação pode ser acompanhada pelo site e o ouvinte que tiver planos de ir para este país pode se acostumar com o sotaque.
  • ::Costa do Marfim (www.radiojam.ci)
    Em francês, escuta-se reggae, hip hop, uma versão remixada do hit dos anos 90 como “Can’t Touch this” (Mc Hammer) e músicas com ritmos africanos. Para escutar, basta escolher entre Windows Media Player e Winamp na lateral esquerda.
  • ::Taiwan (www.mradio.com.tw)
    A não ser que você entenda chinês, não saberá onde clicar para escutar uma FM na freqüência 106.1 de Taiwan. Então, clique no bonequinho de boné vermelho na parte superior e aproveite a experiência de ouvir uma da ilha de Formosa, que tem tantos comerciais quanto as nossas.

Para fazer download

:: Easy Web TV and Radio: disponível em versão de demonstração, o programa permite acessar rádios de 55 países, em uma interface única e intuitiva. Ele também oferece canais de TV online – 28 só no Brasil. Custa 16,99 reais e não é compatível com Windows Vista.

:: iTunes: o player permite que você se conecte a rádios temáticas sem precisar criar conta no iTunes Store (que ainda não está disponível no Brasil). Basta instalar o programa e escolher a opção Radio em Library, no menu esquerdo. Aparecerão links relacionados a vários ritmos; no entanto, alguns são apenas gravações que encaminham para sites de áudio, sem contar os links que não funcionam muito bem.

:: Music Jukebox: serviço oferecido pelo Yahoo que oferece rádios temáticas, pode ser usado como organizador de seus arquivos de áudio e também permite comprar músicas.

:: Windows Media Player: apesar da interface pouco intuitiva, o player da Microsoft também tem uma grande variedade de links para rádios gratuitas na web – que funcionam melhor do que as do iTunes. Se estiver conectado, clique na quinta aba lateral e escolha o ritmo favorito.

Mais informações sobre s na web:

::Sua rádio na NET
::Sua hospedada
::Música mania


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s