As fontes no rádio

Ao desenvolver seu fazer jornalístico, as emissoras de rádio lançam mão de diversas estratégias para adquirir informações, através de fontes informativas internas e externas. Segundo Ferraretto, as fontes internas são as sustentadas pela própria redação, como as equipes de reportagem, os enviados especiais e os correspondentes. As fontes internas são responsáveis pela apuração dos dados / fatos que são de interesse tanto da empresa jornalística quanto do público – objetivo maior de uma emissora radiofônica. Já as fontes externas captam as informações e as enviam às emissoras. Tratam-se de agências de notícias, informantes, ouvintes e outros veículos de comunicação. As principais agências de notícias utilizadas pelos veículos brasileiros atualmente são a Reuters Brasil, a United Press International, a France Press, a Deutsch Welle, a Folhapress (da Folha de São Paulo), a Agência Estado (do jornal O Estado de São Paulo), além das agências governamentais, como a Agência Brasil – Radiobrás; a Agecom, em Salvador ou a Agência Estadual de Notícias, em Curitiba. Através das fontes internas e externas, além das assessorias de comunicação, as emissoras conseguem obter informações de distintos locais, próximos e distantes geograficamente.

Anúncios

2 Respostas para “As fontes no rádio

  1. UMA CONTRIBUIÇÃO: AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS DE RÁDIO – RADIOBRAS (WWW.RADIOBRAS.GOV.BR); – RÁDIO WEB (WWW.AGENCIARADIOWEB.COM.BR; TEM A CBN, Q NÃO LEMBRO O SITE.

  2. Valeu, Paula! Vou atualizar a listagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s