História do Rádio FM em Salvador

A história do rádio na Bahia e especificamente em Salvador carece de uma maior atenção acadêmica e de registro. Algumas iniciativas, isoladas na sua maioria, buscam sanar esse déficit que temos de informação sobre a história do rádio baiano. Nessas iniciativas, a fonte mais constante de áudios e histórias é o radialista Perfilino Neto, um dos maiores – senão o maior – conhecedores dos caminhos deste meio de comunicação em Salvador. Uma dessas ações que objetivam registrar o rádio baiano é o capítulo que a professora Ayêska Paulafreitas publicou no livro Vargas, agosto de 54: a história contada pelas ondas do rádio, organizado pela professora Ana Baum. O artigo está também publicado no site da Rede Alfredo de Carvalho, no CD do Encontro, edição de 2004.
Outra iniciativa interessante é do jornalista Márcio Magalhães, formado em Jornalismo pelo Centro Universitário da Bahia. Márcio desenvolveu, como trabalho de conclusão de curso, um documentário radiofônico sobre a história do rádio FM em Salvador. O programa “Viva a História!” foi orientado pela professora Ana Cristina Spannenberg e defendido no ano de 2006.

4 Respostas para “História do Rádio FM em Salvador

  1. Muito bem feito este documentário. Ele está de parabéns. Com certeza, este trabalho servirá para aprimorar o conhecimento de muitos estudantes e até profissionais!

  2. olá, venho informar que defendi neste ano minha tese q retrata “A regionalização da programação das FMs baianas na decada de 1980” e tem como auge o axé-music . Informo q publicarei em livro pois está registrado na Biblioteca Nacional em meu nome e a previsão é q seja finalizado em junho de 2008. para que profissionais, pesquisadores e estudantes saibam um pouco mais sobre o rádio baiano. Grato pela atenção.

  3. Seu trabalho parece ser muito interessante! Parabéns! Agradeço caso vc possa avisar quando sair a publicação.

    Dbeora

  4. THIAGO MASTROIANNI

    Gostaria de obtr mais informações sobre o trabalho de Márcio, pois trabalhei 12 anos em FM nos anos 80/90 e também falarei sobre algo parcido no meu trabalho de conclusão de curso.
    Muito obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s