Nova tecnologia para medição de audiência em rádio

Uma nova forma de medição de audiência em rádio está sendo utilizada em Philadelphia e em Houston. O Portable People Meter é um dispositivo portátil, que tem o tamanho equivalente a um pager e que permite a detecção mais fiel das variações e especificidades de audiência das emissoras de rádio. O equipamento registra automaticamente quais estações de rádio os participantes de uma sondagem estão ouvindo, além do tempo que dedicam a cada uma delas.
Os resultados do estudo são mais específicos e, como relata The Wall Street Journal (TWSJ), surpreendentes. Detectou-se, por exemplo, dois primeiros mercados observados, que o público navega bastante entre as emissoras. Assim, embora elas tenham uma audiência maior do que previam, essa audiência permanece em cada uma delas menos tempo do que acreditava-se. Outro resultado interessante é que os homens consomem mais rádio do que as mulheres, assim como as pessoas empregadas ouvem significativamente mais rádio do que as desempregadas, ainda de acordo com o TWSJ.
Os resultados da pesquisa vão além desses dados e apontam para uma melhora na compreensão do que é exatamente o público de uma emissora. Essa exatidão,até então tida como impossível para um veículo tão heterogêneo como esse, pode gerar adequações cruciais, melhorando a relação entre emissoras e audiência e fortalecendo o rádio como meio de comunicação de massa. Através desse dispositivo é possível, finalmente, ter uma sondagem mais exata, que minimiza o efeito das respostas inexatas dos entrevistados. Infelizmente, ainda é uma tecnologia sem previsão de chegada ao Brasil. A tecnologia é da Clear Channel Communications Inc.

2 Respostas para “Nova tecnologia para medição de audiência em rádio

  1. Deby, seu blog está muito bacana, realmente uma referência para quem gosta do veículo e é pesquisador da área. Muito bom. Um forte abraço da grande admiradora do seu trabalho.

  2. Obrigada, Bruninha. Tomara que se torne mesmo um espaço para discutir o rádio e acompanhar tendências!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s