Entrevista com Eugênio Bucci

O jornalista Luiz Egypto realizou no dia 25 de setembro uma entrevista com o ex-presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci. Abaixo, parte do texto disponível no Observatório da Imprensa.

O jornalista Eugênio Bucci deixou a presidência da Radiobrás em abril último certo de haver cumprido o compromisso assumido com o presidente Lula, que o convidara para o cargo quando de sua eleição para o primeiro mandato, em 2002. Com a experiência acumulada em redações e na universidade, e agora no serviço público, Bucci reuniu massa crítica suficiente para produzir reflexões tão pertinentes quanto as que oferece na série “A imprensa e o dever da liberdade – A responsabilidade social do jornalismo em nossos dias”, que o Observatório publica a partir desta edição.

A tese central do texto é que o jornalista e o jornalismo têm o dever de ser livres de toda e qualquer amarra que comprometa sua independência. De outra parte, Bucci também sustenta ser “vital que a imprensa debata a imprensa”, embora, no Brasil, ainda estejamos longe de “tratar o direito à informação no nível dos demais direitos, como a educação ou a saúde”. “Onde esse direito não se faz respeitar integralmente, a liberdade necessária para bem informar a sociedade não pode ser exercida plenamente”, afirma.

Leia a entrevista completa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s