Rádios Comunitárias

Com o objetivo de trazer ao blog uma discussão importante – as concessões de rádios comunitárias – reproduzo o artigo do Observatório da Imprensa.

Quem são os beneficiários das concessões?

Por Vicentônio Regis do Nascimento Silva em 9/10/2007

Sobre artigos publicados originalmente no Jornal de Assis, em 13 e 20/9/2007

A edição de 15 de agosto de 2007 da revista CartaCapital traz reportagem sobre as rádios “comunitárias”. De acordo com “Rádios comunitárias – coronelismo eletrônico de novo tipo (1999-2004) – as autorizações de emissoras como moeda de barganha política“, estudo de pesquisadores da Universidade de Brasília apoiado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, entidade mantenedora do Observatório da Imprensa, as concessões radiofônicas “comunitárias” foram liberadas porque algum dos diretores das emissoras mantinha vínculo político e/ou religioso que aparentemente facilitou a transação ilegítima.
De acordo com os autores do estudo, Venício de Lima e Cristiano Aguiar Lopes, quase todas as rádios “comunitárias” listadas na pesquisa não atendem aos requisitos do interesse público: “É um caso típico de utilização do patrimônio público para atingir interesses privados.”
O trabalho analisa a situação de mais de mil rádios “comunitárias” em todo o país. Os dados foram colhidos entre 1999 e 2004, durante parte da gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e do primeiro governo Lula (2003-2006).
A revista CartaCapital aborda os aspectos gerais do trabalho. Sobram-nos os resultados encontrados em nossa região. Entre outras, constam do estudo as rádios “comunitárias” de Assis, Paraguaçu Paulista e Maracaí.
A edição 405 da Revista Carta Capital trouxe uma reportagem sobre as comunitárias e sua luta para se manterem ativas. Confira “Na onda da Política

Uma resposta para “Rádios Comunitárias

  1. o radio e muito usado aqui no brasil…..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s