Cobertura surpresa!

Hoje tivemos uma experiência interessante na aula de rádio: cobertura surpresa, em esquema de redação e com deadlines apertados. Os alunos do 7o. semestre da FIB fizeram uma cobertura especial sobre o lançamento de produtos laboratoriais do Centro Universitário. Os projetos “contemplados” pelos boletins foram o jornal laboratorial on line Educação em Pauta e o projeto interdisciplinar Mopinim. Os dois sites serão lançados oficialmente durante a semana de interdisciplinares da FIB, entre os dias 12 e 14 de novembro.
Na cobertura especial sobre o lançamento do novo Educação em Pauta, entre outras coisas, os alunos abordaram a adoção dos recursos multimídia pelos futuros jornalistas. Em uma entrevista com o professor Marcelo Freire, editor do site, e com a aluna Juliana Arize, produtora de conteúdo, as repórteres de rádio Cláudia e Vivian discutem o uso de multimídia no jornalismo on line e no Educação em Pauta depois da reformulação de 2007.2.

A repórter Juliana Arize é responsável, na primeira edição do Educação em Pauta em 2007.2, pela matéria “Verba do Escola Aberta é reduzida em escola“. Para sua produção, além de trazer várias telas que dão uma visão ampla do tema, utiliza o áudio como suporte para a informação, trazendo entrevistas de fontes que dividem o papel de informar com o texto escrito e as imagens.

Outra reportagem desenvolvida nesta quarta-feira trata do uso do RSS pelo Educação em Pauta. Segundo o professor Marcelo Freire, em entrevista aos repórteres Renato e Rafael, o RSS é uma ferramenta fundamental para o jornalismo on line, já que possibilita que o usuário conjugue, em um agregador de conteúdo como Page Flakes, informações atualizadas que, caso lhe interessem, poderão ser consultadas. Especificamente no Educação em Pauta, o RSS é utilizado tanto para agregar conteúdo de sites especializados para os usuários na página do webjornal laboratório quanto para disponibilizar as manchetes da produção dos alunos.

Quer saber mais sobre RSS? O blog do GJOL trouxe, em setembro, um post interessante sobre o assunto.


Mas a produção da noite não ficou só no Educação em Pauta. O site do Projeto Mopinim também foi pauta dos repórteres da FIB. Andréia, Cecília e Juliana entrevistaram via smartphone a professora Marilei Fiorelli, uma das responsáveis pelo projeto que traz o jornalismo voltado para o público jovem de Salvador. A gravação foi via Nokia E-61. Uma pequena, breve e muito modesta incursão pelo mundo da aplicação das tecnologias móveis ao jornalismo. Para quem, como eu, se interessa por isso, vale uma passada atenta ao blog Jornalismo Móvel, do jornalista e professor Fernando Firmino, modelo para essa área.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s