101 anos de Radiodifusão…

Se o rádio no Brasil está perto de completar seus 85 anos, a radiodifusão mundial já passou dos 100 aninhos de idade. E o nome de um dos principais responsáveis pela sua instituição é o norte-americano Reginald Fessenden. Abaixo, a lembrança de Jorge Guimarães, no blog A Rádio em Portugal, e a reconstituição da histórica transmissão de Fessenden, realizada em 24 de Dezembro de 1906, recriada por Derek Gunn:

“A radiodifusão está no seu segundo século de existência. Há 101 anos atrás Reginald Aubrey Fessenden fez o primeiro programa de rádio da história. Na noite de natal de 1906, o inventor, que vinha a trabalhar num emissor que reunia a mais moderna tecnologia, efectuou a primeira emissão de radiodifusão sonora, oferecendo aos operadores de Telegrafo dos barcos ao largo de Brant Rock, Massachussets, EUA, o primeiro programa de rádio.
O espanto dos radiotelegrafistas deveria ter sido enorme, pois em vez do crepitar dos sinais de Morse nos auscultadores, ouviram a voz de Fessenden, que leu algumas palavras da Bíblia, tocou o tema natalício Oh Holly Night no seu violino e desejou bom Natal a todos os que o escutavam. Este foi o evento que marcou o nascimento da radiodifusão sonora”.

Anúncios

Uma resposta para “101 anos de Radiodifusão…

  1. Obrigado pela referência ao meu blogue.
    Desejo umas boas festas e um 2008 cheio de sucessos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s